segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Programe-se - Governo do Estado de São Paulo-MOP/ Mostra Paulista de Ciências e engenharia 2012


6, 7 e 8 
dezembro 2012

Catavento Cultural e Educacional
São Paulo – SP


Apresentação

A Mostra Paulista de Ciências e Engenharia – MOP foi criada para incentivar o espírito investigativo, o empreendedorismo e a criatividade de jovens estudantes.
Promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), a MOP tem como principal objetivo divulgar projetos investigativos conduzidos por estudantes da Educação Básica e Técnica do Estado de São Paulo.
A edição 2012, organizada pelo Catavento Cultural e pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico – LSI-TEC é o segundo capítulo de uma importante história, que será construída em conjunto com estudantes interessados e professores motivadores.
Os objetivos específicos da MOP são:
  • Estimular a pesquisa científica entre os estudantes da Educação Básica, familiarizando-os com normas, regras e procedimentos.
  • Incentivar o empreendedorismo, a criatividade e o espírito investigativo dos estudantes e professores da Educação Básica.
  • Promover a convivência e troca de informações entre estudantes de escolas públicas e particulares e membros da comunidade acadêmica (professores, alunos e funcionários).
  • Aproximar estudantes e empresas públicas e privadas, por meio da divulgação dos talentos e dos projetos inovadores revelados durante a Mostra.


    Como participar

    1. TEMA: Para montar seu projeto, o primeiro passo é definir o tema. Identifique problemas que gostaria de resolver, fatos, fenômenos e/ou situações que deseja entender melhor. Decida se irá conduzir o projeto individualmente ou em equipe de no máximo 3 estudantes, e escolha o tema de seu projeto.
    2. DIÁRIO DE BORDO: Providencie um caderno para servir de diário de bordo do projeto. Este diário de bordo será utilizado para registrar e organizar cronologicamente todas as informações do seu projeto, desde as suas primeiras ideias e reflexões para a escolha do tema.
    3. PLANO DE PESQUISA: Planeje sua pesquisa. Elabore seu Plano de Pesquisa que deverá conter os seguintes itens: título do projeto, questão ou problema identificado, hipótese científica ou objetivo de engenharia, descrição detalhada dos materiais e métodos (procedimentos) que serão utilizados para verificar a hipótese científica ou para atingir o objetivo de engenharia e a bibliografia principal que você vai utilizar.
    4. ORIENTADOR / COORIENTADOR: Discuta e aprimore seu plano de pesquisa com o seu professor orientador. Em alguns casos, você e seu orientador podem chegar à conclusão de que será necessário ter também um coorientador (algum outro professor ou profissional especialista de alguma área envolvida no projeto) para ajudar a aprimorar o plano de pesquisa e a acompanhar e orientar o desenvolvimento do projeto.
    5. QUESTÕES ÉTICAS E DE SEGURANÇA: Não se esqueça de verificar com seu orientador se alguma regra especial aplica-se ao seu projeto, antes de qualquer experimento (Confira o Regulamento, Questões Éticas e de Segurança).
    6. DESENVOLVIMENTO: Conduza seu projeto, de acordo com o seu plano de pesquisa, seguindo o Método Científico ou de Engenharia. O projeto deverá ser conduzido por você (ou por uma equipe de no máximo 3 estudantes) sob o acompanhamento e a orientação de seu professor orientador /coorientador. Lembre-se que todo o andamento de seu projeto deverá ser registrado por você em seu diário de bordo. 
      Ao longo do desenvolvimento, registre todas as etapas realizadas, anotando detalhada e precisamente todos os fatos, passos, observações, descobertas, indagações, investigações, entrevistas, testes, resultados e análises. 
      Levante as fontes de informação, em livros, jornais e na internet, desde que você se certifique da confiabilidade do site. Seja qual for a fonte, não esqueça nunca de anotar os dados completos do local em que encontrou cada informação a ser utilizada na pesquisa, para citar todas de forma adequada.
    7. RELATÓRIO: A partir de todas as anotações do seu diário de bordo, elabore o relatório do seu projeto. Você deverá descrever de forma detalhada o desenvolvimento do projeto, os resultados alcançados e as suas conclusões. A estrutura básica recomendada para o relatório deverá conter: folha de rosto, sumário, resumo do projeto, introdução, objetivos e relevância do trabalho, desenvolvimento do projeto, resultados, conclusões e referências bibliográficas.
    8. ENVIAR O PROJETO: Após o término do projeto, envie o Plano de Pesquisa, Relatório e Resumo, preenchendo a ficha de inscrição disponível no site (Veja Como submeter). Agora é só torcer e aguardar a divulgação dos finalistas!

    Participação do finalista

    Os estudantes finalistas devem apresentar-se na MOP 2012, durante os dias 6, 7 e 8 de dezembro para expor seus projetos. Durante o evento o Comitê de Avaliação avalia as competências e conhecimentos escolhendo os primeiros, segundos e terceiros lugares de cada categoria que recebem certificados, medalhas e troféus. O Comitê de Avaliação poderá ainda credenciar finalistas para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia FEBRACE 2013.
    A avaliação é feita por meio da apreciação detalhada de todo o material produzido pelo finalista (diário de bordo, relatório, pôster, maquete ou protótipo), bem como sua apresentação oral e desenvoltura em responder questões formuladas pelo avaliadores.

    Processo de Seleção

    O Comitê de Seleção da Mostra verifica, em primeiro lugar, se os projetos estão completos e adequados às normas da MOP 2012, se não houve plágio e quais projetos precisam ser encaminhados ao Comitê de Revisão Científica. Este Comitê garante que os projetos participantes da Mostra estejam de acordo com as legislações de segurança na condução de pesquisas científicas brasileiras e internacionais.
    O Comitê de Seleção da MOP é formado por mestres e doutores da USP e de universidades parceiras. Tanto para projetos individuais quanto em grupo, serão avaliados os seguintes itens:
    1. Criatividade e Inovação
      O avaliador observará se o projeto sustenta uma investigação e propõe respostas originais ao problema formulado. A criatividade pode estar presente na formulação do problema, no método adotado, comprovadamente eficiente e confiável, ou na análise e interpretação dos dados.
    2. Método Científico ou de Engenharia
      No caso de pesquisas científicas nas áreas de Ciências, será avaliado se o problema foi formulado de forma clara e sem ambigüidade, estando delimitado o suficiente para conduzir a uma solução possível. Hipóteses bem definidas, planejamento e indicações para estudos futuros também contam pontos positivos na avaliação. Será avaliada também a menção a pesquisas similares e a ligação do projeto com as mesmas, além da utilização de fontes bibliográficas de caráter científico. Por fim, o avaliador questionará se o projeto identifica e define de forma adequada as variáveis, se os autores levantaram dados suficientes para sustentar suas conclusões e reconhecem suas limitações.
      No caso de pesquisas nas áreas de engenharia, será avaliada a clareza do objetivo do projeto e sua relevância para o usuário final. Além disso, os avaliadores verificarão se a solução apresentada funciona, se é economicamente viável e se pode ser utilizada na produção de um produto final. Por fim, será verificado se esta solução foi testada em ambientes reais de utilização e se é melhor do que outras soluções para o mesmo problema.
    3. Profundidade da Pesquisa
      Neste critério, os avaliadores levarão em conta o grau de resolução do problema, isto é, se a solução proposta no projeto o resolve desde sua raiz ou aborda apenas seus desdobramentos. Além disso, será verificado se o objetivo proposto no Plano de Pesquisa foi conquistado, e da forma como foi planejado, se as anotações estão completas e se as conclusões baseiam-se em um único experimento ou vários. Por fim, será avaliado o conhecimento dos estudantes acerca de outras soluções ou teorias, bem como de publicações científicas a respeito do tema do projeto.
    4. Clareza 
      Neste critério, os avaliadores observarão a clareza na apresentação do projeto, seus objetivos e procedimentos utilizados, das conclusões, resultados e dados obtidos. Por fim, será levado em conta se o material escrito reflete o conhecimento do estudante sobre a pesquisa, se as fases do projeto foram apresentadas de modo organizado e se o estudante contou com ajuda externa à equipe para executar a apresentação do projeto.
    5. Habilidades de Análise e de Investigação
      Neste critério, será verificado se os estudantes estão qualificados para utilizar os equipamentos, laboratórios e sistema computacional para coletar os dados necessários à pesquisa, e o local de execução do projeto – se residência, escola, laboratório ou outro. A autonomia do estudante na execução do projeto conta pontos a seu favor, e para avaliar isto serão levados em conta eventuais auxílios e supervisões ao estudante, sejam eles prestados por pais, professores, cientistas, engenheiros ou outros profissionais. Também serão analisadas as habilidades de análise e de investigação dos estudantes. Por fim, será avaliado o equipamento utilizado no projeto, observando-se sua origem - se foi construído pelo próprio estudante, emprestado, adquirido ou alugado, e se esteve no local de trabalho do estudante durante o desenvolvimento da pesquisa.

      Datas importantes

      DATAS IMPORTANTES - Mostra Paulista de Ciências e Engenharia
      Data Limite para envio de projetos e postagem da documentação do Projeto.08 de Outubro de 2012
      Anúncio de Finalistas da Mostra Paulista de Ciências e Engenharia05 de Novembro de 2012
      Pagamento da Taxa de confirmação na Mostra de Finalista (APENAS PARA ESTUDANTES FINALISTAS)16 de Novembro de 2012
      Mostra de Finalistas06 e 07 de Dezembro de 2012
      Cerimônia de Premiação08 de Dezembro de 2012

      Programação

      PROGRAMAÇÃO - Mostra Paulista de Ciências e Engenharia
      LocalCatavento Cultural e Educacional
      06, 07 e 08 de dezembro de 2012.
      Mostra de Finalistas - Avaliadores e Visitantes (aberto ao público)06 de Dezembro de 2012
      Horário: 11h00 às 17h00
      Mostra de Finalistas - Avaliadores e Visitantes (aberto ao público)07 de Dezembro de 2012
      Horário: 09h00 às 17h00
      Cerimônia de Premiação08 de Dezembro de 2012
      Horário: 09h00 às 12h00

      Regulamento, questões éticas e de segurança

      1. A MOP 2012 é aberta a alunos matriculados em 2012 nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, alunos do Ensino Médio e do Ensino Técnico, de escolas públicas e particulares do Estado de São Paulo. É necessário ter entre 14 e 21 anos.
      2. Os projetos podem ser individuais ou em grupo de dois a três alunos, devem ter um professor orientador e se enquadrar em uma das Categorias das Ciências e Engenharias.
      3. A submissão dos projetos deverá ser feita até 08 de outubro de 2012, pelo site oficial da Mostra ou pelo correio.
      4. Cada estudante ou grupo de até três estudantes poderá inscrever apenas um projeto.
      5. Todos os projetos deverão contar com orientador, podendo contar ainda com coorientadores. Ambos podem participar de mais de um projeto. Orientador e coorientador não podem ser estudantes de Ensino Básico. O orientador deve ter no mínimo 21 anos. O coorientador deve ter no mínimo 18 anos.
      6. Todos os projetos inscritos devem apresentar Plano de Pesquisa, Resumo do Projeto, Relatório do Projeto, Formulário de informações do projeto (disponível no site oficial da Mostra ou via correio postal, mediante solicitação à organização do evento) e eventuais informações adicionais.
      7. Os projetos deverão estar enquadrados em uma das seguintes categorias e suas respectivas subcategorias: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharia.
      8. Autores de projetos que envolvam pesquisas com seres humanos, animais vertebrados, agentes biológicos potencialmente perigosos (com substâncias patogênicas, recombinação de DNA e tecidos humanos ou de animais), substâncias, atividades e equipamentos controlados ou perigosos, ou projetos que sejam continuação de projetos anteriores deverão preencher formulários adicionais. A exigência destes formulários visa a garantir a segurança do estudante e a condução da pesquisa dentro das normas estabelecidas pela legislação brasileira e internacional.
      9. Serão avaliados apenas projetos que tenham atendidos às normas de submissão (Veja Submissão de Projetos). Aqueles que não atenderem serão desclassificados.
      10. Serão selecionados cerca de 120 projetos para composição da Mostra Paulista de Ciências e Engenharia – MOP 2012. Os projetos serão avaliados e selecionados por Comitê de Seleção composto especificamente para este fim, de acordo com os critérios predeterminados (Veja Critérios de Seleção).
      11. A seleção de finalistas será realizada pela organização da Mostra com base nas notas de cada projeto, mantendo-se a proporção de quantidade de projetos individuais e em grupo, além de número de projetos por município do Estado de São Paulo, por escola, por tipo de escola (pública ou particular) e por categoria.
      12. Os selecionados como finalistas para MOP 2012 serão anunciados no site www.mostrapaulista.org.br, no dia 05 de novembro de 2012. Nesta data também será informado o valor da taxa por projeto para confirmação da participação na mostra.
      13. O número de projetos aprovados por categoria deverá ser proporcional à quantidade de projetos submetidos por categoria.
      14. O total de projetos de escolas públicas e de fundações deverá ser maior que o total de projetos de escolas privadas.
      15. Projetos individuais e em grupo não competirão entre si.
      16. Caso ocorram empates ou notas muito próximas na avaliação dos projetos finalistas, serão considerados dois critérios adicionais: Relevância Social e Empreendedorismo. No primeiro, os avaliadores levarão em conta se o projeto desenvolvido tem potencial para transformar a realidade da comunidade em que o aluno vive e se é passível de ser colocado em prática. No segundo, será observado se o estudante demonstrou abordagem inovadora e engenhosa para transformar as dificuldades em soluções, se houve mudança de paradigma e se o processo desenvolvido pelo estudante pode ser transformado em um produto.
      17. Não serão permitidos nos estandes dos projetos a presença e utilização de organismos vivos, incluindo plantas. Espécimes mortos, desde que contidos em recipientes hermeticamente fechados, serão permitidos. Espécimes, ou mesmo partes, conservados através de taxidermia não serão permitidos, assim como o manuseio de qualquer produto químico e fluidos no geral, incluindo água (exceção para água contida dentro de um sistema fechado, sem vazão, que não será manuseado).
      18. Não será permitida, nos estandes da feira, a presença e manuseio de substâncias e materiais perigosos, tais como venenos, drogas ilícitas, material inflamável ou bélico.
      19. Não será permitida, nos estandes da feira, a utilização de gelo seco ou outros sólidos sublimáveis, bem como de baterias com células abertas.
      20. Informações: www.mostrapaulista.org.br

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