quarta-feira, 7 de maio de 2014

Museus - garantia de aprendizado e diversão

No último dia 29 de Abril os alunos da E.E. Hélia Divino de Souza foram a São Paulo visitar os museus do Futebol, Língua Portuguesa e Pinacoteca do Estado numa iniciativa pedagógica que busca levar informação de maneira lúdica e atrativa. Os alunos puderam aprender sobre temas referentes as disciplinas de Educação Física, Língua Portuguesa e Arte além de se socializarem com pessoas diversas e assim entenderem na prática como funciona a dinâmica social e comportamental nesses ambientes.
Chute a Gol - atividade no Museu do Futebol

Museu do Futebol
Museu do Futebol

Informação com diversão - Museu da Língua Portuguesa

Museu da Língua Portuguesa

Museu da Língua Portuguesa

Museu da Língua Portuguesa

Pinacoteca
Exposição ZERO - Pinacoteca

quarta-feira, 16 de abril de 2014

FERIADÃO

Olá pais e alunos, nos próximos dias 18 e 21 de Abril não haverá aula, pois trata-se de feriados nacionais. Aproveitem o descanso para voltarmos com tudo no dia 22 de Abril....
Ótima Páscoa a todos...

segunda-feira, 24 de março de 2014

SIMULADO PARA O PRIMEIRO BIMESTRE

Os alunos de todas as séries da escola Professora Hélia Divino de Souza irão realizar nos próximos dias 28 e 29 um simulado que contará com conteúdos de todas as disciplinas com o intuito de prepará-los para futuras avaliações, assim como assimilação da aprendizagem.
A equipe gestora deseja boa sorte aos alunos e espera que obtenha-se bons resultados nesta avaliação.

ALUNOS VOTAM PARA ELEGER GRÊMIO ESTUDANTIL
CIDADANIA SE APRENDE NA ESCOLA

No último dia 20, os alunos da Escola Hélia Divino de Souza em uma demonstração de cidadania e protagonismo juvenil exerceram seus direitos ao votarem para eleger o Grêmio Estudantil da escola. Em uma disputa que levou às urnas três chapas que concorreram para o exercício da função no ano de 2014, os alunos mostraram interesse e satisfação na possibilidade de serem representados, o que ficou claro na quantidade de votos nulos e brancos que somaram um total de quatro, um número pequeno levando-se em consideração que quatrocentos e vinte discentes votaram.
As chapas que concorreram foram denominadas como Face, Pop e Quente, e os alunos que eram representantes destas fizeram sua campanha eleitoral nos dois períodos em que as escola funciona, fazendo assim com que todos os alunos pudessem ter acesso às informações necessárias para a escolha democrática do Grêmio.
Nos dias que antecederam a votação os alunos receberam informações de seus professores em sala de aula no que diz respeito ao exercício da cidadania e a importância do Grêmio Estudantil como forma de representação dos alunos dentro da comunidade escolar. Os alunos das 8ª séries e também do Ensino Médio receberam a visita do Educador Social Bruno Feller que levantou questões referentes a importância da participação dos alunos na constituição do Grêmio e da vida escolar e comunitária.
O Educador que é especializado em Educação Social pela Cecif, Resolução de Conflitos pela Unesco, Adolescente em Conflito com a Lei pela Unesco e Ciências Psicológicas pela Unip orientou os alunos sobre o exercício da cidadania através do voto consciente.

Depois de muito trabalho de informação sobre a função do Grêmio dentro da comunidade escolar os alunos decidiram nas urnas pela Chapa Face, que se prontificou a exercer as funções que lhe forem atribuídas de maneira condizente ao que está determinado por lei, além de procurar da melhor forma possível criar um ambiente escolar saudável e democrático, para que o aprendizado possa acontecer levando-se em consideração os direitos e deveres do aluno dentro da comunidade na qual está inserido.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Concurso no Estado de São Paulo

Profissionais ainda podem se inscrever em concurso para analista de tecnologia

Categoria
Cadastro para certame pode ser feito até 10 de março
Os profissionais interessados em atuar como analista de tecnologia nas 91 diretorias de ensino e nos órgãos centrais da Secretaria da Educação ainda podem se inscrever. O cadastro pode ser feito até dia 10 de março. A prova acontece no dia 13 de abril.

Ao todo são 400 postos, sendo 200 para a área de obras e 200 para a área de tecnologia de informação. O exame será composto por 80 questões de múltipla escolha, 40 de conhecimentos gerais e 40 de conhecimentos específicos, além de uma questão dissertativa.
- Consulte o edital publicado no Diário Oficial
Funções
Para concorrer, o profissional precisa ter diploma de graduação de nível superior na área de Informática, Tecnologia da Informação ou nas áreas de Edificação e Construção Civil.
São funções dos analistas de tecnologia o desenvolvimento de atividades especializadas em informatização dos processos administrativos e em infraestrutura. A atuação deles é focada nos núcleos de informática e de edificação, departamento de extrema importância para a execução das obras, por exemplo. O salário inicial é de R$ 2.169 por 40 horas semanais.
Fonte: http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/profissionais-ainda-podem-se-inscrever-em-concurso-para-analista-de-tecnologia

quarta-feira, 24 de abril de 2013

ATENÇÃO SENHORES PAIS - CRONOGRAMA DESTA SEMANA


SENHORES PAIS

SEGUE ABAIXO O CRONOGRAMA DO MÊS DE ABRIL/2013

DIA 25/04 - CONSELHO DE CLASSE/SÉRIE/ANO
MANHÃ-AULA NORMAL PARA TODAS AS CLASSES
TARDE NÃO HAVERÁ AULA PARA CICLO - I - 3º ANO A /B , 4º ANO A/B E 5º ANO A.E TERÁ AULA PARA OS 6ºS ANOS A/BC E 6ª SÉRIE B
DIA 26/04- CONSELHO DE CLASSE/SÉRIE /ANO
MANHÃ- NÃO HAVERÁ AULA PARA TODAS AS SALAS
TARDE - HAVERÁ AULA PARA O CICLO I - 3º A/B, 4º A/B E 5º A . E NÃO HAVERÁ AULA PARA OS 6º ANOS A,B,C E 6ª SÉRIE B.

EQUIPE GESTORA



sexta-feira, 12 de abril de 2013

DIA " D" - O início de uma grande parceria



As escolas estaduais de São Paulo fizeram nesta terça-feira (10) uma autoavaliação. Chamada de “Dia D Mobilização nas Escolas”, a proposta para o dia era olhar para o trabalho desenvolvido na unidade e traçar planos de ação, prioridades e identificar aspectos que demandam mais atenção na rotina escolar.

Agradecemos a pela presença de todos os pais e responsáveis pois entendemos que a escola só funciona quando há  essa parceira .


A família e a escola

A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.
Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor.
O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.
Existem diversas contribuições que tanto a família quanto a escola podem oferecer, propiciando o desenvolvimento pleno respectivamente dos seus filhos e dos seus alunos. Alguns critérios devem ser considerados como prioridade para ambas as partes. Como sugestões seguem abaixo alguns deles:

Família

• Selecionar a escola baseado em critérios que lhe garanta a confiança da forma como a escola procede diante de situações importantes;
• Dialogar com o filho o conteúdo que está vivenciando na escola;
• Cumprir as regras estabelecidas pela escola de forma consciente e espontânea;
• Deixar o filho a resolver por si só determinados problemas que venham a surgir no ambiente escolar, em especial na questão de socialização;
• Valorizar o contato com a escola, principalmente nas reuniões e entrega de resultados, podendo se informar das dificuldades apresentadas pelo seu filho, bem como seu desempenho.

Escola 

• Cumprir a proposta pedagógica apresentada para os pais, sendo coerente nos procedimentos e atitudes do dia-a-dia;
• Propiciar ao aluno liberdade para manifestar-se na comunidade escolar, de forma que seja considerado como elemento principal do processo educativo;
• Receber os pais com prazer, marcando reuniões periódicas, esclarecendo o desempenho do aluno e principalmente exercendo o papel de orientadora mediante as possíveis situações que possam vir a necessitar de ajuda;
• Abrir as portas da escola para os pais, fazendo com que eles se sintam à vontade para participar de atividades culturais, esportivas, entre outras que a escola oferecer, aproximando o contato entre família-escola;
• É de extrema importância que a escola mantenha professores e recursos atualizados, propiciando uma boa administração de forma que ofereça um ensino de qualidade para seus alunos.

A parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de todo indivíduo. Portanto, pais e educadores necessitam ser grandes e fiéis companheiros nessa nobre caminhada da formação educacional do ser humano.


Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola