quarta-feira, 24 de abril de 2013

ATENÇÃO SENHORES PAIS - CRONOGRAMA DESTA SEMANA


SENHORES PAIS

SEGUE ABAIXO O CRONOGRAMA DO MÊS DE ABRIL/2013

DIA 25/04 - CONSELHO DE CLASSE/SÉRIE/ANO
MANHÃ-AULA NORMAL PARA TODAS AS CLASSES
TARDE NÃO HAVERÁ AULA PARA CICLO - I - 3º ANO A /B , 4º ANO A/B E 5º ANO A.E TERÁ AULA PARA OS 6ºS ANOS A/BC E 6ª SÉRIE B
DIA 26/04- CONSELHO DE CLASSE/SÉRIE /ANO
MANHÃ- NÃO HAVERÁ AULA PARA TODAS AS SALAS
TARDE - HAVERÁ AULA PARA O CICLO I - 3º A/B, 4º A/B E 5º A . E NÃO HAVERÁ AULA PARA OS 6º ANOS A,B,C E 6ª SÉRIE B.

EQUIPE GESTORA



sexta-feira, 12 de abril de 2013

DIA " D" - O início de uma grande parceria



As escolas estaduais de São Paulo fizeram nesta terça-feira (10) uma autoavaliação. Chamada de “Dia D Mobilização nas Escolas”, a proposta para o dia era olhar para o trabalho desenvolvido na unidade e traçar planos de ação, prioridades e identificar aspectos que demandam mais atenção na rotina escolar.

Agradecemos a pela presença de todos os pais e responsáveis pois entendemos que a escola só funciona quando há  essa parceira .


A família e a escola

A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.
Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor.
O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.
Existem diversas contribuições que tanto a família quanto a escola podem oferecer, propiciando o desenvolvimento pleno respectivamente dos seus filhos e dos seus alunos. Alguns critérios devem ser considerados como prioridade para ambas as partes. Como sugestões seguem abaixo alguns deles:

Família

• Selecionar a escola baseado em critérios que lhe garanta a confiança da forma como a escola procede diante de situações importantes;
• Dialogar com o filho o conteúdo que está vivenciando na escola;
• Cumprir as regras estabelecidas pela escola de forma consciente e espontânea;
• Deixar o filho a resolver por si só determinados problemas que venham a surgir no ambiente escolar, em especial na questão de socialização;
• Valorizar o contato com a escola, principalmente nas reuniões e entrega de resultados, podendo se informar das dificuldades apresentadas pelo seu filho, bem como seu desempenho.

Escola 

• Cumprir a proposta pedagógica apresentada para os pais, sendo coerente nos procedimentos e atitudes do dia-a-dia;
• Propiciar ao aluno liberdade para manifestar-se na comunidade escolar, de forma que seja considerado como elemento principal do processo educativo;
• Receber os pais com prazer, marcando reuniões periódicas, esclarecendo o desempenho do aluno e principalmente exercendo o papel de orientadora mediante as possíveis situações que possam vir a necessitar de ajuda;
• Abrir as portas da escola para os pais, fazendo com que eles se sintam à vontade para participar de atividades culturais, esportivas, entre outras que a escola oferecer, aproximando o contato entre família-escola;
• É de extrema importância que a escola mantenha professores e recursos atualizados, propiciando uma boa administração de forma que ofereça um ensino de qualidade para seus alunos.

A parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de todo indivíduo. Portanto, pais e educadores necessitam ser grandes e fiéis companheiros nessa nobre caminhada da formação educacional do ser humano.


Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola